quarta-feira, março 04, 2009

Vai a Votos...



Tenho que pedir desculpa aos nossos leitores por estar sempre a bater na mesma tecla, mas é preciso atirar pedras ao charco as vezes que forem necessárias até que a água se agite. Muitas vezes, esquecemo-nos da verdadeira essência das coisas, caímos na simples gestão corriqueira do dia-a-dia e acabamos por ficar à espera de ver o comboio passar, só dando por isso quando ele já lá vai.
As eleições para os representantes dos alunos no Conselho Geral da UALG vai decorrer amanhã, dia 5 de Março. As mesas de voto vão estar na biblioteca das Gambelas, na cantina da Penha, no átrio do Campus Saúde e no bar de Portimão e vão estar abertas das 9.30 às 20h.
As eleições para os representantes dos docentes tiveram uma participação de 80%, o que é simplesmente notável. E porque é que isso aconteceu? Porque os professores têm consciência da importância deste órgão e esforçaram-se por fazer valer o seu voto.
Se a participação dos alunos continuar como até aqui, os 80% serão de abstenção. Muitos queixam-se e questionam-se sobre a utilidade da sua participação. De que vale um voto, que diferença faz??? Na verdade, um voto não vale nada. O que vale é a atitude que levou ao voto. É essa atitude que contagia a academia e permite de facto alguma mudança. É no Conselho Geral que se vai decidir o futuro da instituição: quem será o reitor, o valor das propinas, os regulamentos do trabalhador estudante, de avaliação... enfim é o órgão máximo da universidade. Os representantes dos estudantes têm hoje 17% do poder de voto contra os 35% que tinham antes desta nova lei ter sido aplicada. A única forma de reforçar a sua posição é dar-lhes força através de uma participação significativa no voto. Podem ser poucos, mas se tiverem apoiados por 4 ou 5 mil votos, a força das suas propostas e reivindicações obriga a uma maior atenção. Mesmo que votem em branco, pelo menos mostra que os estudantes estão atentos.
Nós esforçámo-nos por dar informação sobre as diferentes listas, as suas propostas e os seus princípios, para que a academia possa escolher em consciência. Promovemos, em conjunto com a RUA um debate nas instalações desta, que foi transmitido em directo e está disponível para download em www.rua.pt para quem não conseguiu ouvir. A participação nesta eleição, que será feita de dois em dois anos, só voltará a ter esta importância daqui a 4 anos, quando houver novas eleições para o reitor da UALG. Por isso, informem-se, tenham opinião e participem, pelo futuro da UALG.

André Dias. Editorial. O Canudo. Março 2009; p. 2.



O Conselho Geral da UALG será composto por 35 elementos, a maioria dos quais docentes. Os professores terão direito a 18 assentos, os alunos a seis e os funcionários a apenas um. Estes elementos, eleitos pelos seus pares, escolherão, posteriormente, 10 personalidades externas à UALG, para completar o Conselho.


Saudações Académicas

Sem comentários:

Enviar um comentário