
O mundo do sonho e da fantasia vai ser explorado no III Colóquio de Psicanálise, sob o tema «Como um sonho acordado», no sábado, dia 28, às 10 horas, no anfiteatro do Campus de Gambelas, da Universidade do Algarve, em Faro.
Na tribuna, vão estar Frederico Pereira e Emílio Salgueiro, psicanalistas na Sociedade Portuguesa de Psicanálise, e ainda o maestro António Victorino D'Almeida e o realizador do filme «Floripes» Miguel Mendes.
Os oradores vão levar a cabo um debate sobre a actual «criação psicanalítica, a dimensão onírica e a sua relação artística e cultural», diz Cristina Nunes, da comissão organizadora, em comunicado.
Porquê o tema «Como um sonho acordado»? Na conferência pretende-se explorar a «dimensão do sonho» e «a importância da fantasia», na forma como se manifestam no ser humano desde a infância até à idade adulta, bem como, no relacionamento que mantêm com a música e o cinema.
No âmbito do cinema, a escolha foi a longa-metragem algarvia «Floripes», para falar de lendas e mitos, uma vez que o sonho e a realidade são os temas predominantes da psicanálise.
O III Colóquio de Psicanálise tem entrada livre e é organizado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.
Saudações Académicas.
26 de Março de 2009 | 09:18 B.O.
Sem comentários:
Enviar um comentário