sexta-feira, novembro 13, 2009

Seminário - Como impedir proliferação de cianobactérias no Algarve


No dia 18 de Novembro terá lugar a segunda palestra do programa de Seminários Avançados do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), com uma apresentação assegurada pela Prof.ª Margarida Reis, docente e investigadora na UAlg, sobre métodos para proceder ao controlo da proliferação de cianobactérias no Algarve. A palestra terá lugar a partir das 14h00, na sala 2.31 do edifício 7, local onde decorrem as nove sessões que integram este ciclo de Seminários Avançados CIMA, uma iniciativa que se prolonga até ao dia 27 de Janeiro de 2010 e que visa apresentar e debater publicamente projectos de investigação em curso naquele centro da UAlg.

Depois da palestra de abertura sobre as alterações na vegetação da Ilha das Flores nos últimos 2500 anos, que foi assegurada pelo investigador convidado Pim van der Knaap, da Universidade de Berna, no passado dia 30 de Outubro, segue-se a comunicação da Prof.ª Margarida Reis, a 18 de Novembro, que falará sobre métodos para proceder ao controlo da proliferação de cianobactérias no Algarve.

Ainda em Novembro, no dia 25, será a vez de Simon Connor, investigador contratado pelo CIMA ao abrigo do programa Ciência 2007, falar sobre o seu projecto de investigação que incide sobre as relações entre a arqueologia e as alterações climáticas no período do Quaternário no sudeste da Bulgária.

Em Dezembro serão três os seminários avançados a ter lugar. No dia 2 de Dezembro o tema em foco será a evolução e gestão de praias encastradas em ambientes contrastantes, uma palestra assegurada pelos investigadores Carlos Loureiro Ferreira e Ana Matias. A evolução costeira da costa rochosa do Algarve será o tema seguinte, abordado no dia 5 de Dezembro pela investigadora Delminda Moura, seguindo-se a comunicação de Ângela Serafim, dedicada à variabilidade espácio-temporal de associações de peixes em diferentes habitats estuarinos.

No dia 13 de Janeiro de 2010 será a vez de Michalis Vousdoukas apresentar o projecto MICORE, que incide sobre o estudo das tempestades na Europa, seguindo-se André Mascarenhas com a apresentação dos dados mais recentes do projecto SPICOSA, dedicado ao desenvolvimento de uma ferramenta de gestão para o estuário do Guadiana que envolva a ciência e a sociedade civil. O último seminário do segundo ciclo de Seminários Avançados CIMA será da responsabilidade de Ruwan Sampath, estando em foco o projecto EVEDUS, no contexto do qual se pretende fazer uma previsão do impacto da subida do nível do mar no estuário do Guadiana.

Saudações Académicas.

Fonte: UAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário