
No dia 12 de Novembro, entre as 09h00 e as 12h00, um grupo de 20 alunos do 1.º ano da licenciatura em Ciências do Mar vão estar em contacto pela primeira vez com aquilo que é a vida de um investigador a bordo de uma embarcação para recolha de dados oceanográficos. Mais uma vez com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Algarve, a direcção do curso de Ciências do Mar volta a proporcionar aos novos alunos a possibilidade de subirem a bordo da caravela Boa Esperança por uma manhã, entrando assim em contacto com os trabalhos no mar logo no início da sua formação.
O objectivo desta saída, que acontece no âmbito da disciplina de Introdução às Ciências do Mar, é permitir que os alunos de Ciências do Mar do 1.º ano manuseiem equipamentos de aquisição de dados in situ, adquirindo competências necessárias para disciplinas futuras, como por exemplo Oceanografia Física, Oceanografia Química, Oceanografia Biológica, Oceanografia Geológica e Métodos de Observação dos Oceanos. Os dados adquiridos a bordo da Boa Esperança ao longo da manhã de dia 12 de Novembro serão posteriormente processados e interpretados nos laboratórios da UAlg.
“Neste curso apostamos numa forte componente prática que promova o contacto com a actividade científica logo no início da formação dos alunos. A experiência de anos anteriores mostra que esta abordagem constitui uma forte motivação para os alunos e é fundamental para a aquisição de competências no uso da instrumentação e tecnologia no mar, uma das principais vertentes deste curso” refere o Prof. Paulo Relvas, membro da direcção de curso e coordenador desta actividade dirigida aos alunos mais novos de Ciências do Mar.
Por outro lado, continua o responsável, “o facto de esta experiência acontecer a bordo de uma embarcação histórica é muito importante, já que assim se promove a ligação da tradição náutica portuguesa com o ensino das Ciências do Mar.”
A Boa Esperança, ancorada na Marina de Lagos desde Junho de 2001, é uma réplica tão aproximada quanto possível de uma caravela dos Descobrimentos, construída por especialistas de construção naval em madeira, de acordo com o que se sabe das regras da construção naval daquele tempo, mas tendo em atenção os modernos requisitos de segurança e conforto.
Contactos:
Prof. Paulo Relvas: 289 800 900 – Ext. 7166 | prelvas@ualg.pt
Prof.ª Alexandra Cravo: 289 800 900 – Ext. 7369 | acravo@ualg.pt
Saudações Académicas.
Fonte: UAlg
Sem comentários:
Enviar um comentário