quarta-feira, novembro 04, 2009

Livro "Os Contos do Mago" apresentado a 6 de Novembro em Faro




São dez contos literários infantis, um por concelho algarvio, que, em conjunto, contam a história geológica do Algarve aos mais pequeninos. A esta dezena de contos – criados com base nos aspectos geológicos, biológicos e históricos dos locais que descrevem, com revisão científica da UAlg –, correspondem outros tantos percursos pedestres, ao longo dos quais docentes e investigadores da UAlg deram formação, no início de 2009, a professores do ensino básico e secundário. O livro Os Contos do Mago, pensado e escrito por Helena Tapadinhas, faz parte do projecto «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos», que por sua vez se enquadra no 4.º ciclo temático 2008-2010 do Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA), subordinado ao tema «Contos e Lendas do Algarve». Este é um projecto coordenado pela Direcção Regional de Educação do Algarve.

Como e quando se formaram a Ria Formosa, a chaminé vulcânica da Praia da Luz ou o grés de Silves, são algumas das questões a que o livro Os Contos do Mago responde, ao contar a história geológica de dez concelhos do Algarve.

O maior puzzle do mundo, Chuva de Nuteixo, A Sereia Seixa, As asas de Dona Lontra Bernardina ou A dança da Duna Luna são alguns dos contos que podem ser encontrados nesta obra. Editado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, este livro – que será lançado no dia 3 de Novembro, às 14h30, no Museu de Portimão, e novamente apresentado a 6 de Novembro, no Teatro Lethes, em Faro, entre as 14h30 e as 17h30 – conta com o patrocínio do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), iniciativa que será encerrada oficialmente em Lisboa, de 19 a 22 de Novembro de 2009, momento em que o livro Os Contos do Mago, bem como o projecto no qual está inserido, «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos», serão apresentados à comunidade internacional.

No contexto do projecto «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos», a cada conto corresponde um percurso pedestre, sendo que, a partir da interpretação dos percursos e do respectivo conto, são aplicadas técnicas concretas de criatividade para os projectos escolares, em articulação com os conteúdos programáticos dos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, fomentando assim a interdisciplinaridade.

A UAlg associou-se como parceira a este projecto da DRE Algarve desde o primeiro momento. A revisão científica dos contos do livro Os Contos do Mago, bem como relação da história em si com a geologia do Algarve, foi assegurada pelas professoras e investigadoras Cristina Veiga-Pires e Delminda Moura (membro da comissão nacional do AIPT).

Também a formação de professores em percursos geológicos (saídas de campo) ao longo de 2009 foi assegurada pelas já referidas docentes da UAlg, em conjunto com os também investigadores e docentes da UAlg Paulo Fernandes (representante regional do AIPT) e Jacinta Fernandes, e ainda por Selma Gabriel, doutoranda no Centro de Investigação Marinha e Ambiental da UAlg.

A formação ministrada aos professores corresponde a 30 horas, divididas em quatro sessões, sendo que no presente ano lectivo participaram professores de escolas de nove concelhos algarvios.


Saudações Académicas.


Fonte:UAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário