quarta-feira, novembro 18, 2009

João Guerreiro reeleito como Reitor da UAlg



João Guerreiro foi reeleito como reitor da Universidade do Algarve. A votação no Conselho Geral foi esclarecedora, sendo que João Guerreiro foi eleito à primeira volta e com maioria absoluta, recebendo 21 votos de 35 possíveis.

A candidata Helena Pereira foi votada por sete membros do Conselho Geral e Rodrigo Magalhães por quatro. Houve ainda dois votos brancos e um dos membros do Conselho Geral faltou à sessão.

A data de tomada de posse para o mandato de quatro anos ainda não foi agendada, mas deverá decorrer dentro de um período não superior a 30 dias.

O Presidente do Conselho Geral da UAlg Fernando Ulrich congratulou-se com o acto eleitoral que «correu bem» e realçou a candidatura de «três fortes candidatos com programas de acção de grande qualidade».


A internacionalização da Universidade do Algarve é uma das principais apostas de João Guerreiro, hoje reeleito como reitor daquela institição com maioria absoluta.


A aposta na internacionalização através da criação de pós-graduações, mestrados e doutoramentos em consórcio com outras universidades é uma das principais linhas de acção contidas no programa do novo reitor.

"Temos protocolos com 150 universidades, mas o que nos interessa é ter um núcleo duro nas principais áreas de investigação da universidade", disse o reitor aos jornalistas.

A concentração dos equipamentos dos dois "campus" da universidade num só local e a criação do Senado Académico e do Conselho Económico e Social - que decorre dos novos estautos da universidade - são outras medidas futuras.

João Guerreiro disse ainda que estão a ser identificados novos projectos e objectivos para a instituição ao abrigo do contrato de confiança que o ministério que tutela o Ensino Superior propôs às universidades.

"É uma iniciativa que nos permitirá reequilibrar o subfinanciamento das universidades", referiu, sublinhando a necessidade de criar novos públicos e alunos.

João Guerreiro recandidatou-se ao cargo depois de ter sido eleito em 2006 e ter apresentado em Junho passado a sua demissão para repor a legalidade estatutária do então recém-criado Conselho Geral, na sequência do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (REJIES).

Saudações Académicas.

Fonte: B.O.

Sem comentários:

Enviar um comentário