terça-feira, outubro 20, 2009

Projecto regional de voluntariado em torno da água formalizado na UAlg




Hoje, dia 20 de Outubro, será assinado na UAlg, na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, pelas 15h00, o protocolo de colaboração entre a Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARH Algarve) e nove entidades regionais, entre as quais a UAlg, com vista a assegurar o desenvolvimento da primeira acção do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”. A primeira acção de formação no âmbito deste projecto consiste numa acção de formação que decorrerá durante o ano escolar de 2009/2010 nos Centros de Formação das Associações de Escolas do Algarve (CFAE do Algarve). Compreender os ecossistemas de água doce, a sua estrutura, a sua função e o seu valor é fundamental para todos os cidadãos, em especial para os jovens, sendo que o conhecimento acerca destes assuntos ajudará professores e alunos a compreender quão sensíveis são estes ecossistemas, actualmente mais ameaçados do que nunca, e em que grau a qualidade da água influencia as nossas vidas.

Atendendo à falta de formação neste domínio e dado que não existem manuais pedagógicos integrados que possam ajudar professores e alunos a compreender como a nossa qualidade de vida depende da qualidade da água – e a perceber que os ecossistemas naturais não têm fronteiras – organizou-se uma rede de formação no Algarve sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce, a qual a UAlg integra, que assegurará no decorrer do presente ano lectivo acções de formação nos CFAE do Algarve, no âmbito das quais será dada uma ênfase especial à utilização dos materiais Confresh na sala de aula, em trabalho de campo e em trabalho laboratorial por professores e alunos.

“Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce” é, justamente, como se designa esta primeira acção de formação que assim marca o arranque do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”, dinamizado pela ARH Algarve em parceria com diversas entidades regionais.

O protocolo que formaliza esta rede de parcerias, fixando os objectivos a que se propõem todos os parceiros, bem como as respectivas responsabilidades no contexto da acção de formação sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce, será assinado no dia 20 de Outubro na UAlg.

Projecto envolve níveis de ensino básico, secundário e superior

Promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce, através da monitorização voluntária é a principal meta do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”, sendo que as dez entidades que subscrevem o protocolo têm por objectivo, em simultâneo, actuar junto das escolas do ensino básico e secundário, através da formação específica dos professores e da pilotagem de material pedagógico inovador, potenciando assim um aprofundamento de conhecimentos teóricos e didácticos no âmbito dos ecossistemas de água doce.

O projecto “Voluntariado para a Água” é da responsabilidade da ARH Algarve, que conta com nove parceiros regionais para concretizar os objectivos propostos. Assim, colaboram neste projecto, além da UAlg, a Universidade de Évora, a Direcção Regional de Educação do Algarve, o Centro de Formação Dr. Rui Grácio (Lagos), o Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves (Albufeira), o Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique (Portimão), o Centro de Formação do Litoral à Serra (Loulé), o Centro de Formação de Escolas da Ria Formosa (Faro) e o Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio (Vila Real de Santo António).

Constituem também metas do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água” promover a biomonitorização da qualidade de água em troços de rios e ribeiras recorrendo a macroinvertebrados bentónicos, bem como identificar e aplicar as novas metodologias de avaliação da qualidade dos ecossistemas de água doce, de acordo com a Directiva Quadro da Água. Inovar e desenvolver boas práticas pedagógicas, promover atitudes para a protecção e sustentabilidade dos ecossistemas da água doce e avaliar o impacto da inovação pedagógica no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos fazem igualmente parte dos objectivos a alcançar.

UAlg prepara conteúdos e assegura qualidade científica da formação

No âmbito da primeira iniciativa do projecto “Voluntariado para a Água”, que consistirá na acção de formação “Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce”, compete à UAlg colaborar com o CFAE Dr. Rui Grácio e com a ARH Algarve na preparação dos conteúdos programáticos e, em parceria com a UE, apoiar os CFAE do Algarve na realização desta acção de formação, assegurando a formação e o apoio necessário às escolas envolvidas.

A UAlg também assegurará a auditoria científica do projecto em si, igualmente em colaboração com a UE, garantindo assim a fiabilidade dos dados colhidos, de modo a que estes dados possam integrar uma base de dados “voluntária” referente à qualidade biológica dos cursos de água da região hidrográfica do Algarve.

Analisar os resultados e elaborar um relatório final sobre a formação, bem como colaborar na produção de documentos informativos que contribuam para a divulgação do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água” são também responsabilidade da UAlg enquanto parceira neste projecto dinamizado pela ARH Algarve.

Saudações Académicas.


Fonte: UAlg

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir um estágio nesse projeto?
    Ana Lucia - Brasil

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de conseguir um estágio nesse projeto, como faço para isso?
    Ana Lucia - Brasil

    ResponderEliminar