Ao nome de João Guerreiro, reitor demissionário da UAlg que já havia anunciado a sua recandidatura, juntam-se os de Helena Pereira e de Rodrigo Magalhães.
Foram apresentadas três candidaturas ao cargo de reitor da Universidade do Algarve (UAlg), cuja eleição terá lugar a 17 de Novembro.
Para já, ainda não há uma lista oficial de candidatos, uma vez que as propostas terão de ser ainda apreciadas e terá de haver um período para reclamações, processos que, em conjunto, deverão demorar quinze dias.
Assim, a lista oficial de candidatos só deverá ser anunciada de segunda-feira a oito dias, como revelou ao «barlavento» uma representante do Conselho Geral da Universidade do Algarve, órgão que está encarregue do processo eleitoral e cujos membros irão eleger o futuro reitor da UAlg.
Até lá, todos os dados das candidaturas serão mantidos em segredo, por este órgão, «para respeitar a privacidade» de quem avançou com candidaturas. Mesmo quando houver um anúncio oficial, só serão divulgadas as candidaturas que preencherem todos os requisitos exigidos.
O reitor demissionário da UAlg João Guerreiro já anunciou a sua recandidatura há duas semanas. Além desta proposta, segundo apurou o «barlavento», houve mais duas personalidades a apresentar candidaturas: a vice-reitora da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Helena Pereira e o director da Kuwait-Maastricht Business School Rodrigo Magalhães.
No primeiro caso, o nome já havia sido avançado pelo jornal «Postal do Algarve», embora, na altura, Helena Pereira não tenha confirmado a sua candidatura.
Em conversa com o «barlavento», a professora catedrática confirmou ter submetido a proposta, mas salientou que só se assumirá como candidata caso esta seja aceite.
Por seu lado, Rodrigo Magalhães foi o primeiro a apresentar a candidatura ao cargo, depois de ter tido conhecimento da abertura do concurso através do edital que a UAlg publicou no suplemento de ensino superior do jornal britânico «The Times», apurou o «barlavento».
Actualmente é o responsável pela escola de Gestão da Maastricht School of Managemen, no Kuwait.
Licenciado em Psicologia, na África do Sul, especializou-se, mais tarde, na gestão de sistemas de informação e na ponte desta área para a gestão de organizações, através de um doutoramento na London School of Economics.
Foi docente da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde começou a sua carreira de professor universitário, depois de ter leccionado Psicologia no então magistério público e de ter ocupado um cargo no departamento de Marketing no Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa.
João Guerreiro é Professor Catedrático na Universidade do Algarve, licenciado em Geografia, mestre em Ordenamento Rural e Ambiente e doutorado em Ciências Económicas.
Na UAlg, antes de ser reitor, desempenhou os cargos de pró-reitor para a transferência de tecnologia e inovação e de coordenador do Centro Regional para a Inovação do Algarve. Foi ainda presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve entre 1996 e 2003.
Helena Pereira exerce actualmente a função de vice-reitora da UTL, mas tem uma ligação à Universidade do Algarve, onde leccionou entre 1988 e 1992 e exerceu o cargo de pró-reitora da UAlg, bem como de presidente da então Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
«Estive na UAlg numa fase interessantíssima do desenvolvimento da instituição. Guardo esses tempos na minha memória com boas recordações», referiu.
Desde de 1993 é professora catedrática no Instituto Superior de Agronomia, da UTL, onde está ligada ao Departamento de Engenharia Florestal. Licenciada em Engenharia Química-Industrial, com equiparação a Ciências da Madeira pela Universidade de Hamburgo, e doutorada em Engenharia Química, Helena Pereira também exerceu funções como coordenadora do Centro de Estudos florestais do ISA, bem como de directora do Centro de Estudos de Tecnologia Florestal do Instituto de Investigação Científica Tropical.
Saudações Académicas.
Fonte: Barlavento online
Sem comentários:
Enviar um comentário