quarta-feira, outubro 07, 2009

UAlg participa na mostra “Portugal Tecnológico 2009”



A Universidade do Algarve vai participar no maior evento nacional de tecnologias e inovação, de 7 a 10 de Outubro, em Lisboa (FIL, Parque das Nações), num espaço onde empresas de pequena, média e grande dimensão, instituições e Administração Pública, apresentam o que de melhor se faz no domínio tecnológico em Portugal.

O “Portugal Tecnológico” apresentará as melhores soluções em sectores tão distintos como a Energia, Telecomunicações, Educação, Saúde e Mobilidade.

A Universidade do Algarve faz-se representar pelo Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA), organismo criado no seio da UAlg, em 2003, com o objectivo de promover as relações entre a Universidade e as empresas, apoiar a constituição de novas empresas (start-ups e spin-offs) de base tecnológica e de conhecimento.

Rede wireless ao serviço da segurança subaquática

Para além do CRIA, também vão participar nesta mostra três projectos de investigação. O projecto Underwater Acoustic Network (UAN), cujo responsável é o Prof. Sérgio Jesus, que visa conceber, desenvolver e testar no mar uma rede inovadora e operacional, cujo objectivo é colocar a rede wireless ao serviço da segurança subaquática de infra-estruturas estratégicas, como plataformas petrolíferas ou instalações de geração de energias renováveis, tanto no alto mar como em zonas costeiras.

Avaliação do nível acústico, através de manequim biauricular

Equipado com um sistema de audição estéreo, que permite avaliar o nível acústico a que um ocupante está sujeito em espaços interiores não uniformes e o nível de conforto acústico, da clareza da voz, entre outros, em ambientes ocupados, é um dos projectos que também poderá ser observado no “Portugal Tecnológico 2009”, com a presença do manequim biauricular “Marisa”, da responsabilidade do Prof. Eusébio Conceição.

The autonomous Simpatico system, para uma monitorização in situ

O investigador Erwan Garel apresenta um sistema de gravação autónomo com acesso remoto aos dados, intitulado “The autonomous Simpatico system”, para uma monitorização contínua, in situ, da qualidade da água e das correntes do Estuário do Guadiana. Os dados gravados são descarregados automaticamente e exibidos na web.

“Como se produz bioetanol de 2ª geração?”

“Alfaetílico - Produção de bioetanol de 2ª geração”, da responsabilidade da Prof.ª Emília Costa, também marcará presença no “Portugal Tecnológico 2009”. Os visitantes poderão obter explicações sobre “Como se produz bioetanol de 2ª geração?” O bioetanol é um álcool de origem biológica, não petrolífero, potencial substituto da gasolina nos veículos automóveis. Neste projecto é produzido a partir de polpa de alfarroba, proveniente de resíduos da indústria transformadora da região do Algarve. Esta matéria-prima, rica em açúcares, é fermentada por leveduras, dando origem ao álcool etílico de combustão-limpa.

A mostra Portugal Tecnológico tem entrada livre, e estará aberta entre os dias 7 a 10 de Outubro, entre as 11h00 e as 21h00, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.

http://www.portugaltecnologico.fil.pt/emailing2/


Saudações Académicas.


Fonte: UAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário