Nos dias 26 e 27 de Junho, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg, em conjunto com a associação SCIAENA, promovem a realização de um workshop, no âmbito do projecto SPICOSA, centrado na criação de projectos de investigação participativos. Pretende-se, concretamente, trabalhar os aspectos teóricos e metodológicos da abordagem participativa em projectos com comunidades de pesca de pequena escala.
A sessão de trabalho, que decorrerá no Campus de Gambelas durante os dois dias, entre as 10h00 e as 18h00, será coordenada pela Dr.ª Bruna T. Jacintho, consultora associada da empresa Participar – Desenvolvimento de Projectos Sociais, Ambientais e Culturais (www.participar.srv.br) e investigadora do Estudo Etno-ecológico sobre a Percepção das Populações Ribeirinhas dos Riscos e Impactos Ambientais na Baía de Todos os Santos-BA (Núcleo Iraí-UEFS/IMA-BA).
Os objectivos do workshop “Métodos e Técnicas para a Elaboração de Projectos Participativos – caso de estudo: comunidades piscatórias” serão proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre planeamento participativo de projectos, suas diferentes etapas, instrumentos e aplicações, bem como de aprender a analisar e aplicar as várias ferramentas metodológicas de investigação e elaboração de projectos participativos. Por outro lado, pretende-se que os formandos assimilem atitudes condizentes com a natureza do processo participativo, levando em consideração e valorizando a cultura e saberes tradicionais das comunidades de pesca.
As inscrições são limitadas a um número máximo de 25 participantes e um mínimo de 12. A todos os inscritos será entregue um certificado de participação e um CD com os conteúdos do workshop. O valor da inscrição é de 95 euros (90 euros para estudantes e 80 para sócios da SCIAENA).
Inscrições e mais informações: geral@sciaena.org
Mais informação sobre o projecto SPICOSA: http://www.cima.ualg.pt/spicosa/
Saudações Académicas.
Fonte:Ualg
Sem comentários:
Enviar um comentário