quarta-feira, junho 17, 2009

Jovens «5 estrelas» a Matemática disputam finais de campeonato organizado pela UAlg



Nos dias 20 e 21 de Junho a UAlg abre as portas a mais de 250 jovens algarvios e alentejanos que chegam para disputar as duas finais – para alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade – do campeonato de Matemática Sub 12 e Sub 14, um projecto desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg desde 2004.
Desde Janeiro, e com uma fidelidade inabalável, perto de dois milhares de jovens entre os 10 e os 14 anos têm respondido quinzenalmente e online a cada novo problema de matemática que duas docentes da FCT da UAlg colocam, também a cada 15 dias, na página oficial do campeonato «Matemática 5 Estrelas» (http://www.fct.ualg.pt/matematica/5estrelas/). Dos cerca de 2000 participantes que entraram desde o início nos campeonatos Sub 12 e Sub 14, estes 250 finalistas conseguiram responder correctamente a pelo menos 10 dos 12 problemas propostos.
“O campeonato «Matemática 5 Estrelas» tem dois ramos, um orientado para os jovens dos 5.º e 6.º anos, o Sub12, e um outro destinado a estudantes dos 7.º e 8.º anos, o Sub14”, explica a Prof.ª Nélia Amado, docente da UAlg na área da Didáctica da Matemática, que, em conjunto com a Prof.ª Susana Carreira, também professora na mesma área na UAlg, tem organizado as cinco edições deste campeonato, um evento que já revelou inúmeros talentos na matéria entre os jovens algarvios e alentejanos.
“Tem sido uma experiência extremamente gratificante, não só do ponto de vista da disseminação do conhecimento e gosto pela matemática junto dos jovens, mas também porque temos descoberto imensos talentos para a matemática, com imensa criatividade para resolver os problemas aliada a uma grande capacidade de comunicação do raciocínio”, revela Nélia Amado, que se prepara para receber no próximo fim-de-semana os finalistas desta quinta edição do evento.
Mas não são apenas os jovens que rumam à UAlg para apurar o vencedor em cada categoria: mães e pais também estão convidados e a organização dos campeonatos de Matemática tem algumas actividades à espera deles.
“Temos sempre tido o cuidado de envolver os encarregados de educação na final do campeonato, de forma a também trabalharmos a percepção que os adultos têm da matemática”, refere Susana Carreira, que se prepara para, em breve, iniciar um projecto de investigação com base nos dados recolhidos ao longo destas cinco edições do campeonato.
“Queremos analisar, por exemplo, qual é o papel da utilização espontânea das tecnologias digitais no enriquecimento das resoluções dos alunos e na sua capacidade de transmitir o raciocínio matemático, além de pretendermos avaliar a relevância que os pais, familiares e professores atribuem à participação dos jovens nestes campeonatos e que tipo de envolvimento têm nesta actividade para além da escola”, concretiza a docente da UAlg.
Campeonato trocado por miúdos.
Podem participar no “Matemática 5 Estrelas” todos os alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino básico das escolas do Algarve e Alentejo. Como explica a responsável, Nélia Amado, “todos os concorrentes ficam automaticamente inscritos no campeonato ao responder aos problemas, sendo que a cada um dos «atletas» será atribuído um número de camisola que o identificará ao longo do campeonato”.
São duas as fases que esperam os concorrentes: uma fase de apuramento e uma final. A fase de apuramento é constituída por 12 problemas, colocados quinzenalmente na página oficial do concurso, aos quais os concorrentes (individuais ou em grupos com um máximo de três elementos) deverão responder em duas semanas por correio electrónico ou directamente na página.
Mas, salienta Susana Carreira, “apenas são aceites as respostas que apresentam o processo usado para obtenção da solução, incluindo cálculos, esquemas, figuras ou outros métodos a que o concorrente recorra”.
A segunda fase do campeonato é a final, de carácter presencial, que tem lugar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg. Note-se que embora os concorrentes possam participar individualmente ou em grupo, no caso de apuramento os elementos do grupo participarão individualmente na final.
Ficam apurados para a final os concorrentes que na fase de apuramento respondam correctamente a mais de 10 problemas, e todos os finalistas receberão um diploma: o 1.º classificado receberá um computador, o 2.º classificado receberá uma máquina fotográfica digital e o 3.º classificado receberá um Sudoku electrónico.
Mais informações disponíveis em:
Contactos para entrevistas:
Prof.ª Nélia Amado – namado@ualg.pt
Prof.ª Susana Carreira – scarrei@ualg.pt



Saudações Académicas.



Fonte:Ualg

Sem comentários:

Enviar um comentário