
No próximo dia 17 de Junho, a Universidade do Algarve vai atribuir o grau de doutoramento Honoris Causa ao historiador António Borges Coelho, estando a cargo do historiador José Mattoso, seu padrinho nesta cerimónia, recordar os motivos pelos quais Borges Coelho honra a academia algarvia ao aceitar a mais alta distinção que uma universidade pública portuguesa pode atribuir.
Para o Reitor da UAlg João Guerreiro, «o grau que é concedido a António Borges Coelho traduz o público e justo reconhecimento do papel por ele desempenhado na valorização da influência árabe na História de Portugal e, particularmente, do Algarve, afastando a perspectiva dominante, defendida pelo Estado Novo, que pretendia apagar as marcas daquela presença».
António Borges Coelho, nascido em Murça em 1928, é hoje doutor em História e professor catedrático jubilado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O historiador dos sem História. Assim é reconhecido António Borges Coelho entre pares, o homem, académico e investigador que escolheu dedicar a sua vida a contar as histórias dos vencidos e dos esquecidos, das mulheres e homens medievais que trabalharam a terra sob o jugo dos nobres, das mouras encantadas e dos mouros que perderam batalhas na reconquista cristã, dos silenciados durante a ditadura salazarista.
Saudações Académicas.
Fonte: B.O Online
Sem comentários:
Enviar um comentário