terça-feira, junho 16, 2009

Jovens beberam muito na S.A. 09, mas estão mais responsáveis



Conclusões são da DRAL/IDT sobre a Semana Académica do Algarve 2009:


Passados um mês depois da ultima noite de festa no “país das maravilhas”, começam a ser apresentados os primeiros números gerais sobre os excessos cometidos pelos jovens algarvios.


Numa iniciativa efectuada a partir do convite da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), uma equipa constituída por técnicos da Delegação Regional do Algarve do Instituto da Droga e da Toxicodependência (DRAL/IDT) e por voluntários desenvolveu uma intervenção na área da prevenção e redução de riscos associados ao consumo de álcool e outras substâncias psicoactivas no recinto da Semana Académica.


Divulgados esta semana, os dados acabam por não surpreender, dado que a ideia do consumo de muito álcool pelos jovens acaba por ser confirmada pela taxa média de alcoolemia registada.


Segundo os dados da DRAL/IDT, “foram realizados 676 testes de álcool, uma média de 113 por noite. A média de idades dos indivíduos que fizeram o teste é de 22,02 anos e a média da taxa de alcoolemia é de 0,74, acima do limite legal permitido para a condução.”


Para Nuno Murcho, director do Centro de Respostas Integradas (CRI), estas conclusões são contudo enganosas: “os jovens que nos procuram sabem que muito provavelmente já beberam demais, pelo que numa análise a estes números não se pode considerar objectivamente que todos os jovens que participaram na Semana Académica beberam demasiado”.


Ao invés de considerar os números negativos, o director do CRI prefere abordar a questão pelo lado positivo: “eles já nos foram procurar por alguma razão, acima de tudo porque têm consciência do perigo que é conduzir embriagado”, referiu ao Região Sul Nuno Murcho, considerando que existe uma preocupação crescente dos jovens pela sua própria segurança e pela dos que os rodeiam.


Para além dos testes de alcoolemia, foram ainda distribuídos folhetos informativos sobre os comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool e de substâncias psicoactivas, assim como preservativos masculinos e femininos.


“Aquilo a que assistimos é a um aumento do consumo de álcool na população juvenil, com iniciação/experimentação em faixas etárias cada vez mais baixas e com alterações preocupantes ao nível dos padrões de consumo”, referem as conclusões finais da DRAL/IDT, que não se fica por ali: “hoje, os jovens consomem grande quantidade de álcool em curtos períodos de tempo, sobretudo em contextos recreativos e ao fim-de-semana, com repercussões e riscos para a saúde.”


Ainda que estas conclusões venham de encontro aos recentes estudos feitos em território nacional sobre o consumo de álcool, no entender de Nuno Murcho, a participação da delegação regional do IDT na Semana Académica foi “muito positiva”, destacando a crescente adesão dos jovens a iniciativas deste género ao longo dos anos em que o IDT tem estado presente na grande festa dos estudantes algarvios.


Para as futuras acções da DRAL/IDT realizadas em cooperação com a AAUAlg, Nuno Murcho mostra-se frontal: “no nosso entender, é necessário que a Academia se interesse por estas questões de uma forma mais envolvente. Pretendemos que para além da Semana Académica, sejamos também convidados para fazer parte das restantes iniciativas organizadas ao longo do ano pela AAUAlg, para que estas acções de segurança comecem também a fazer parte da cultura das associações académicas”, defendeu o dirigente.


Saudações Académicas.



Fonte: R.S

Sem comentários:

Enviar um comentário