sexta-feira, setembro 04, 2009

Governo assina contratos de 12 milhões de euros para curso de Medicina na Ualg


Os contratos-programa para o financiamento do curso de Medicina da Universidade do Algarve são assinados esta sexta-feira em Faro com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

O quadro financeiro acordado prevê o apoio ao curso de Medicina da UAlg durante quatro anos, de 2009 a 2012. Os contratos-programa destinam-se a suportar financeiramente as contratações de pessoal, o funcionamento corrente do curso, a aquisição de equipamento associado às linhas de investigação em desenvolvimento e a desenvolver, bem como a construção da ala poente do edifício da antiga Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT).

Os contratos-programa atingem um montante de 12 milhões de euros, no âmbito do qual o esforço da UAlg é de cerca de 10% daquele valor. A construção da ala poente do antigo edifício da FCT obriga a um investimento de cerca de 3 milhões de euros, a aquisição do equipamento ronda os 2,9 milhões de euros e a restante parcela permite suportar o funcionamento do curso durante os próximos quatro anos.

O curso de Medicina da UAlg, tem características diferentes das dos restantes cursos de Medicina oferecidos por universidades portuguesas: só admite candidatos que tenham obtido já o grau de licenciado.

Nesta primeira edição, a UAlg registou mais de 600 candidaturas, as quais foram submetidas a um processo de selecção estruturado em várias etapas, incluindo uma prova de aptidão intelectual, um exame de inglês, uma avaliação curricular e um conjunto de 10 mini-entrevistas destinadas a testar as características das personalidades dos candidatos.

Este método de selecção supera o critério tradicionalmente utilizado nas universidades portuguesas, que atende exclusivamente à classificação final do 12.º ano.


Saudações Académicas.


Fonte: R.S Online

Sem comentários:

Enviar um comentário