quarta-feira, setembro 02, 2009

Propinas e Estatuto Estudante a Tempo Parcial

Caros colegas,

Mediante um despacho reitoral emitido a 24 de Agosto de 2009, fixando o aumento das propinas, a Associação Académica da Universidades do Algarve manifestou o seu desagrado e descontentamento, entregando hoje, 27 de Agosto de 2009, na reitoria um requerimento em que explicita toda a situação.

Segue-se em baixo, parte do requerimento entregue à reitoria, para conhecimento de todos.

Poderão ainda, aceder ao e-mail informativo enviado pelos serviços académicos, que originaram o requerimento efectuado pela AAUAlg, no final deste post.

Disponibilizamos ainda o novo Estatuto Estudante a Tempo Parcial, uma luta que vinha a ser travada desde há muito, e que agora a Universidade do Algarve tornou realidade.

Entretanto a AAUAlg aguarda a resposta por parte da Reitoria.

Saudações Académicas.

Fonte: 27 de Agosto http://dgaaualg.wordpress.com/


Magnifico Reitor da Universidade do Algarve Professor Doutor João Guerreiro

C.C: Presidente do Conselho Geral Dr. Fernando Ulrich

A Direcção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve, vem apresentar e requerer o seguinte:

Nos termos do art. 20º do Regulamento de Propinas da Universidade do Algarve (UAlg) compete ao Conselho Geral, sob proposta do Reitor, fixar, anualmente, com a antecedência de, pelo menos, 10 dias úteis, face ao início do prazo de matrículas e inscrições o valor da propina dos ciclos de estudos de formação inicial.

Acontece que o Conselho Geral da Universidade do Algarve, por deliberação de 24 de Agosto de 2009 fixou as propinas de ciclos de estudo de formação inicial para o ano escolar de 2009/2010, no valor de 923,40€.

Por Despacho Reitoral da mesma data, ou seja 24 de Agosto de 2009, foi fixado o valor da propina para os ciclos de estudos da formação inicial em 923,40€.

O prazo para as inscrições nos ciclos de formação inicial inicia-se no próximo dia 1 de Setembro de 2009, como se vê do e-mail enviado a todos os estudantes, cuja cópia se envia em anexo.

Ora, entre o dia 24 de Agosto de 2009 e 01 de Setembro de 2009 não existem 10 dias úteis, sendo certo que, dez dias úteis a contar de 24 de Agosto de 2009 ocorre no dia 08 de Setembro de 2009, já que o dia 07 de Setembro de 2009 é feriado na cidade de Faro.

Assim, nem a deliberação do Conselho Geral, nem o Despacho Reitoral cumpre o Regulamento de Propinas da Universidade do Algarve, por não ter sido cumprido o prazo previsto no seu artigo 2º.

Os actos referidos ofendem os direitos dos estudantes da Universidade do Algarve.

Compete à Associação Académica da Universidade do Algarve, a defesa e promoção dos legítimos direitos e anseios dos estudantes da Universidade do Algarve.

Nestes termos requer-se a Vossa Excelência que ao abrigo do artigo 138º do C.P.A promova a revogação da deliberação do Conselho Geral da Universidade do Algarve, datado de 24 de Agosto de 2009 que fixou as propinas para o ano escolar de 2009/2010, para o ciclo de estudos de formação inicial em 923,40, bem como revogação de Despacho Reitoral da mesma data e sobre a mesma matéria.

Espera Deferimento,

P’la Direcção Geral da Associação Académica

O Presidente

Eduardo Gonçalo de Almeida

Documentos

Serviços_Académicos_-_e-mail

Despacho_RT52_2009_Propinas_1º_Ciclo_para_o_Ano_Lectivo_2009-10

Estatutos Estudante a Tempo Parcial



Saudações Académicas.


Fonte: Blog DGAAUALG

Sem comentários:

Enviar um comentário