sexta-feira, setembro 04, 2009

Primeiro Centro UNESCO com sede em Portugal apresentado publicamente na UAlg




Hoje, 4 de Setembro, a partir das 15h00, vai ter lugar a sessão pública de apresentação do Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira (International Centre for Coastal Ecohydrology – ICCE), um evento que vai decorrer na Universidade do Algarve, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, e que contará com a participação de diversas personalidades da UNESCO e do Governo de Portugal. Estarão presentes neste evento o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Durante a cerimónia será assinada, por várias entidades de âmbito nacional e internacional, a Declaração de apoio à missão do ICCE.

O Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira, que ficará sedeado no Algarve, vai integrar o grupo restrito de vinte Centros UNESCO existentes a nível Mundial que trabalham na área dos recursos hídricos.

O processo de criação de um Centro UNESCO em Portugal teve início em Janeiro de 2008, momento em que o Governo de Portugal apresentou uma candidatura à UNESCO para o estabelecimento de um Centro internacional UNESCO na área da ecohidrologia costeira, que seria designado por International Centre for Coastal Ecohydrology (ICCE), ou Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira.

Esta candidatura, desenvolvida no âmbito da Comissão Nacional do Programa Hidrológico Internacional e da Comissão Nacional da UNESCO, passou favoravelmente as diversas etapas de avaliação interna da UNESCO, tendo sido aprovada pelo respectivo Conselho Executivo em Abril de 2009.

O estabelecimento deste centro UNESCO em Portugal será apresentado aos 193 estados-membros da organização durante a Conferência Geral da UNESCO, que decorrerá em Outubro, sendo que tudo aponta para a sua aprovação.

Missão do Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira

Enquanto Centro UNESCO, a missão do Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira será contribuir para a implementação dos programas da UNESCO, em particular do Programa Hidrológico Internacional. Este objectivo será atingido através do desenvolvimento de actividades e estratégias científicas, educacionais e culturais, assentes no conceito de ecohidrologia e que contribuam para minimizar os impactes decorrentes da intervenção do Homem nos ecossistemas aquáticos, promovendo a transferência de tecnologia, a investigação científica aplicada, a formação avançada, a difusão de conhecimentos e a cooperação internacional.

O Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira prestará uma atenção especial às linhas de trabalho da UNESCO e da União Europeia, designadamente ao Programa Hidrológico Internacional e à Directiva-Quadro da Água.

Vocacionado para a cooperação com todas as regiões do mundo, o Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira valoriza com sua prioridade as relações com as regiões mediterrânicas e africanas, designadamente com os países de língua portuguesa. A sua intervenção será pautada pelo estudo e avaliação das problemáticas, pela procura de soluções estáveis e com efeitos a longo prazo, pela mobilização das comunidades locais e pela garantia, sempre que possível, da adopção dos melhores resultados sob os pontos de vista ecológico, social e económico.

O Centro Internacional de Ecohidrologia Costeira dará especial atenção ao estabelecimento de uma rede activa com os restantes Centros de Ecohidrologia e outros, igualmente criados sob os auspícios da UNESCO e localizados em diversos países do mundo, favorecendo sempre que possível linhas conjuntas de trabalho.

De forma a apoiar a criação do centro foi constituída uma associação que neste momento integra a Universidade do Algarve, a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, vários Municípios do Algarve (Albufeira, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António), a empresa ALGAR. SA, para além de várias outras instituições nacionais e internacionais nas áreas cientifica, cultural, educacional e empresarial que demonstraram o seu interesse em apoiar este Centro UNESCO em Portugal.

Consultar programa

Saudações Académicas.

Fonte: Ualg

Sem comentários:

Enviar um comentário