
O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve está a criar uma nova aplicação multimédia centrada no Estuário do Guadiana, que permitirá ao utilizador simular e testar diferentes estratégias de gestão ambiental.
A aplicação "GuaDid v2.0" está centrada na modelação e simulação do impacto socioeconómico de uma melhoria da actual qualidade da água do estuário, diz a Universidade do Algarve.
Segundo a UAlg, a nova aplicação é uma reedição do GUADID - Guadiana Didáctico, guia multimédia para a educação ambiental com vários dados sobre o estuário do Rio Guadiana, partilhado por Portugal e Espanha.
O principal objectivo da segunda versão é incluir um equivalente interactivo do "software" simulador de cenários, permitindo ao utilizador simular e testar a resposta do estuário a diferentes estratégias de gestão.
Durante a semana de Encontros Imediatos com a Ciência 2009, promovida pelo Centro de Ciência Viva de Tavira, entre de 27 de Abril a 02 de Maio, será apresentada uma versão preliminar do modelo didáctico interactivo.
A aplicação está a ser elaborada pela equipa de investigação do projecto europeu "Science and Policy Integration for Coastal System Assessment" (SPICOSA), ligado à gestão costeira do Guadiana.
O SPICOSA, financiado pelo 6.º Programa-Quadro da União Europeia (UE), visa ajudar os decisores políticos a melhorar a sua performance em matéria de gestão costeira, designadamente do estuário do Guadiana.
Saudações Académicas.
Fonte:lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário