
O Departamento de Química, Bioquímica e Farmácia (DQBF) da UAlg colabora, pela quinta vez consecutiva, com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) na organização da fase regional das Olimpíadas da Química Júnior, que decorrerá no Campus de Gambelas da UAlg no dia 18 de Abril de 2009, a partir das 09h15. Este evento, integrado nas comemorações dos 30 anos da UAlg, destina-se a estudantes dos 8.º e 9.º anos de escolas do ensino básico do Algarve e Baixo Alentejo e contará com a participação de 96 alunos de 18 escolas.
Para participar na fase regional das Olimpíadas da Química Júnior que terá lugar na UAlg a 18 de Abril são esperadas 32 equipas de três alunos, que durante três horas vão circular pelos laboratórios de aulas do DQBF da UAlg a resolver problemas práticos e questões teóricas relacionados com a matéria leccionada em Química até ao 9.º ano.
Os resultados desta semifinal algarvia das Olimpíadas da Química Júnior serão divulgados ainda no dia 18 de Abril, a partir das 13h15, no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, logo após o final das provas e um buffet oferecido pelo DQBF da UAlg.
A equipa que se classificar em primeiro lugar vai competir na final nacional, que este ano se realiza no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a 9 de Maio de 2009, daí emergindo os representantes de Portugal nas Olimpíadas Europeias de Ciência (European Science Olympiads – EUSO) de 2010.
Nesta semifinal das Olimpíadas da Química Júnior acolhida pela UAlg serão atribuídos prémios a todas as equipas vencedoras – com o apoio da Papelaria e Livraria Sagres e Centro de Análises Clínicas Moduslab –, e todos os participantes receberão lembranças oferecidas pela PT Comunicações, SPQ e José Manuel Gomes dos Santos Lda. As escolas vencedoras também levam prémios, neste caso oferecidos pelo Instituto Português da Juventude.
As Olimpíadas de Química Júnior decorrem todos os anos em três fases: a primeira corresponde à selecção das equipas por escola, a segunda compreende as semifinais regionais nas universidades e a terceira fase será a final nacional. Os objectivos principais são dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas e secundárias, proporcionar a aproximação entre estas e as universidades e institutos superiores, além de se pretender igualmente despertar o interesse pela Química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes do ensino básico e secundário.
Sobre as Olimpíadas da Química. As Olimpíadas de Química contemplam vários tipos de provas:
a) As Olimpíadas de Química+, dirigidas ao ensino secundário;
b) As Olimpíadas de Química Júnior, dirigidas ao ensino básico;
c) As competições internacionais nas quais a Sociedade Portuguesa de Química assegura a representação de Portugal são actualmente as Olimpíadas Internacionais de Química (IChO), as Olimpíadas Ibero-americanas de Química (OIAQ) e as Olimpíadas Europeias de Ciência (EUSO).
Para mais informações contactar:
Prof.ª Maria da Conceição Mateus – DQBF da UAlg UAlg: 289 800 900 – Ext.: 7644 | mcmateus@ualg.pt
Saudações Académicas.
Fonte: Ualg
Sem comentários:
Enviar um comentário