
A exposição “Encontros Imediatos com a Ciência” é uma mostra pública da investigação científica, cujo objectivo é divulgar o que os cientistas fazem, de um modo simples e acessível a todos. O evento decorre entre 27 de Abril e 2 de Maio, no Centro de Ciência Viva de Tavira (CCVTav).
Após o sucesso alcançado pela primeira edição da iniciativa em 2008, o CCVTav, em parceria com a UAlg e outras entidades locais e nacionais, está a organizar a segunda edição da exposição “Encontros Imediatos com a Ciência”.
Esta iniciativa do CCVTav tem como objectivo promover a cultura científica na região algarvia e aproximar os cidadãos da comunidade científica através da apresentação de diversos projectos de alguns centros de investigação da Universidade do Algarve (Centro de Ciências do Mar - CCMAR, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental - CIMA, o Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal – CDCTPV, e um grupo que integra o Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia - IBB), a Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira e o Projecto Monit.
Dirigida à comunidade escolar, esta mostra tem entrada gratuita e estará particularmente orientada para os alunos das escolas secundárias, estando também aberta ao público em geral.
Quem visitar o CCVTav nestes dias terá a oportunidade não só de ver mas também de experimentar, envolvendo-se na investigação desenvolvida e de falar com os próprios cientistas, que poderão esclarecer e motivar os participantes para uma maior envolvência com a ciência.
Ao percorrer esta exposição será possível aprender mais sobre as radiações electromagnéticas das comunicações móveis; como se forma um tsunami ou como se comportam os vírus; acompanhar o processo de replantação dos fundos marinhos no Parque Marinho da Arrábida; descobrir a importância das algas castanhas na preservação da biodiversidade; perceber as diferenças entre a fruta de agricultura biológica e convencional, bem como tomar consciência dos riscos da erosão na linha costeira da região Algarvia e das consequências dos produtos químicos nos recém-nascidos; interpretar a história dos peixes através do estudo das escamas e entender o desenvolvimento tecnológico associado à produção em aquicultura completam esta mostra de projectos.
Contacto para entrevistas:
Patrícia Graça (CCVTav) - 281 326 231
Mais informação disponível em www.tavira.cienciaviva.pt
Saudações Académicas.
Fonte: Ualg
Sem comentários:
Enviar um comentário