
Vai decorrer na UAlg, dias 23 e 24 de Abril, o seminário Revisitar Casos Algarvios da Produção Cinematográfica Portuguesa, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) contando com a participação do director de produção Henrique Espírito Santo, um dos nomes mais importantes do cinema português dos últimos 40 anos. Conhecido especialmente como director de produção e produtor Henrique Espírito Santo é, responsável por mais de 70 filmes, em alguns dos quais onde também surgiu como actor.
O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), no âmbito da sua linha de investigação em Cinema, Artes visuais e Comunicação, inicia com o seminário Revisitar Casos Algarvios da Produção Cinematográfica Portuguesa um conjunto de seminários introdutórios às práticas de investigação, literacia e criatividade no campo do Cinema e dos Estudos Fílmicos.
Segundo o Prof. Vítor Reia Baptista, coordenador do evento e docente da UAlg, “este seminário tem como objectivos promover a desenvolvimento de actividades de análise e crítica sobre as diferentes áreas do cinema, assim como promover a introdução de actividades de investigação aos estudantes de formação inicial, sobretudo das áreas de Estudos Artísticos, Artes Visuais e Ciências da Comunicação”.
O seminário, que é aberto a toda a comunidade académica, será constituído por duas partes distintas. No dia 23 de Abril, entre as 14:00 e as 17:00 horas, terá lugar a abordagem e visionamento do filme «Ruínas do Interior», realizado por José Sá Caetano em 1976, rodado na sua quase totalidade em Olhão e nas ilhas-barreira.
Na sessão serão abordados aspectos gerais e específicos das fases de pré-produção, localização, cenografia e rodagem e será também abordada a sua estrutura temática por comparação com o livro recentemente publicado «Aterrem em Portugal» da autoria de Carlos Guerreiro (jornalista e aluno do Curso de Ciências da Comunicação). Esta sessão, que decorrerá no anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, destina-se preferencialmente a alunos de formação inicial com interesse nos temas e no seu aprofundamento.
Por seu turno, no dia 24 de Abril, entre as 18:30 e as 21:30 horas, terá lugar o visionamento de sequências escolhidas do filme «O Princípio da Sabedoria», realizado por António de Macedo em 1975, cujos exteriores foram rodados maioritariamente em Estói. A partir da apresentação deste filme serão abordados aspectos característicos da produção cinematográfica portuguesa ao longo da última metade do século XX e destes primeiros anos do século XXI, designadamente, dificuldades endémicas de financiamento e de produção; centralização de estruturas, equipamentos e especialidades; recursos de improviso e criatividade, nomeadamente, na recriação e exploração cenográfica de interiores. Esta sessão acontece na sala 2.35 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, Campus de Gambelas.
Saudações Académicas.
Fonte: R.S.
oi carlos espero k leias isto daqiu é a Lurdes a esposa do YUl tá tudo bem aí? beijos
ResponderEliminar