quarta-feira, maio 27, 2009

Computação evolutiva e os Engenheiros do Futuro


“Playing well with others in a Creative Era” é o título da palestra que o Prof. David Goldberg assegura na UAlg no dia 29 de Maio, às 15h00, no Anfiteatro Teresa Júdice Gamito, localizado no Campus de Gambelas. Engenheiro civil de formação, Goldberg é líder mundial em computação evolutiva, uma das áreas emergentes da inteligência artificial, é o cientista responsável pela plataforma ShareThis e é co-director da iFoundry, organização incubada pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) e vocacionada para transformar o paradigma actual da educação em engenharia. Nos últimos anos Goldberg tem, justamente, percorrido o planeta a defender a sua convicção de que a aliança entre multidisciplinaridade e criatividade é a melhor maneira de educar os futuros engenheiros.

O fundador da plataforma ShareThis e actual co-director da iFoudry (Illinois Foundry for Innovation in Engineering Education), David Goldberg, vai estar na UAlg no próximo dia 29 de Maio para falar sobre a importância do trabalho interdisciplinar e da criatividade na educação em engenharia.


Na palestra que assegura a partir das 15h00, intitulada “Playing well with others in a Creative Era”, Goldberg vai explicar como, em sua opinião, devem ser educados os engenheiros do futuro (e para o futuro), fazendo um enquadramento sobre a ineficácia do trabalho interdisciplinar em engenharia desde a II Guerra Mundial.


“Na nossa área de trabalho fala-se muito sobre a necessidade de trabalhar com especialistas de outras áreas do conhecimento, numa abordagem multidisciplinar. E apesar de esta necessidade ser plenamente reconhecida pela comunidade científica e de aparentemente ser incentivado o trabalho multidisciplinar, a verdade é que este processo não tem sido eficaz. O professor David Goldberg vem justamente falar sobre o que está na origem dessa ineficácia”, explica o Prof. Fernando Lobo, docente do Departamento de Engenharia Electrónica e Informática da UAlg, que entre 1996 e 1999 esteve na University of Illinois at Urbana-Champaign a trabalhar na sua tese de doutoramento sob a orientação de David Goldberg. “No fundo, Goldberg vai apresentar a sua visão de como as universidades se devem adaptar para preparar os engenheiros do futuro”, remata Fernando Lobo.

Durante a manhã do dia 29 de Maio, antes da conferência marcada para as 15h00, David Goldberg vai integrar o júri da defesa da tese de doutoramento do doutorando da UAlg Cláudio Lima, que em 2006 e 2008 trabalhou com David Goldberg na University of Illinois at Urbana-Champaign.


Assim, na próxima sexta-feira, Cláudio Lima apresenta o seu trabalho na área da computação evolutiva, que compreende programas de computador de inspiração biológica capazes de resolver problemas complexos nos mais variados domínios. O doutorando da UAlg desenvolveu novos algoritmos evolutivos que permitem obter ganhos de performance significativos.

Actualmente a computação evolutiva é um dos ramos emergentes no campo da inteligência artificial e é uma área na qual David Goldberg é líder mundial.

Mais informação sobre:

- David Goldberg: http://www.illigal.uiuc.edu/web/deg/vita
- iFoundry: http://ifoundry.illinois.edu/
- University of Illinois at Urbana-Champaign: http://illinois.edu/
- Plataforma web 2.0 ShareThis: http://sharethis.com/

Contacto para entrevistas:
Prof. Fernando Lobo fernando.lobo@gmail.com

Saudações Académicas.



Fonte:Ualg

Sem comentários:

Enviar um comentário