
Durante os meses de Maio e Junho assinalam-se o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho).
Para assinalar as datas, a direcção de curso de Ciências do Mar, em colaboração com vários docentes da UAlg e outras instituições, preparou um programa de actividades destinadas à celebração do oceano e à promoção do curso de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. O programa apresenta um conjunto de actividades de carácter lúdico e científico, que visam proporcionar, através da observação in loco, a abordagem de vários domínios ligados à temática do mar e dos oceanos.
Programa:

Dia 27 de Maio (Centro Náutico da Praia de Faro 09h00) Actividade lúdica de canoagem, com uma vertente científica alusiva ao estudo da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos no delta de enchente da barra de São Luís, sob a orientação do docente Duarte Duarte.
Dia 3 de Junho (Lagos) Viagem na Caravela Boa Esperança, com actividades científicas de observação e recolha de dados oceanográficos nas vertentes química, geológica, física e biológica.
Dia 8 de Junho (Largo da Pontinha 09h30) Peddy Paper subordinado ao tema “Conhecer e Sobreviver a um Tsunami”. Actividade destinada aos alunos do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Faro, concebida pelos docentes do curso de ciências do mar e realizada em colaboração com o Centro de Ciência Viva do Algarve.
Dia 17 de Junho (Praia de Faro, junto à Estalagem Aeromar | 16h00) Passeio na Ria Formosa, alusivo ao estudo de diferentes ambientes intermareais. Durante o passeio pretende-se identificar diferentes ambientes dinâmico-sedimentares e níveis críticos da maré nos sedimentos, bem como diferentes tipos de reacções químicas associadas à oxidação da matéria orgânica, sob a orientação dos docentes Duarte Duarte e Alexandra Cravo.
Saudações Académicas.
Fonte: Rua Fm
Olá pessoal da Assembleia Magna,
ResponderEliminarMuito obrigado por terem publicado uma notícia referente a uma actividade de Canoagem organizada pelo NAMB - Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve.
Agredeço em meu nome e em nome do Namb.
Espero que continuem com um óptimo trabalho.
Saudações Ambientais,
Pedro Abrantes (Namb)