
Procurando responder às exigências actuais do mercado de trabalho, nacional e global, a UAlg lança uma nova licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas (LLC) com cinco ramos de opção: Estudos Portugueses e Lusófonos, Português e Francês, Português e Espanhol, Inglês e Francês e ainda Inglês e Espanhol. “No contexto do novo acordo ortográfico, num momento em que se prevê o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano, e tendo em conta a forte procura actual do Espanhol no ensino básico e secundário em Portugal, criámos vários ramos de opção que permitem aos nossos estudantes ganhar competências sólidas nestas áreas estratégicas para o País e para o mundo”, explica o Prof. Petar Petrov, docente da UAlg e director do curso em LLC.
Os estudos lusófonos e o espanhol são as grandes novidades do novo curso de Línguas, Literaturas e Culturas que a UAlg passa a oferecer já no próximo ano lectivo, de 2009/2010. Segundo Petar Petrov, “esta licenciatura dá aos candidatos a possibilidade de seguirem vários percursos académicos e está organizada em conformidade com o Processo de Bolonha, no sentido de conferir aos estudantes os créditos exigidos para ingressar, posteriormente, nos mestrados de ensino que permitem o acesso à carreira docente”.
Os estudantes terão ao seu dispor cinco ramos de opção. “O ramo de Estudos Portugueses e Lusófonos está em sintonia com a época em que vivemos, dando uma ênfase maior à lusofonia, ao contrário do que acontecia nos cursos tradicionais de estudos portugueses”, sublinha o responsável.
Desde a sua génese, há 30 anos, a UAlg tem activamente valorizado e contribuído para a dinamização da dimensão lusófona, dispondo na actualidade de uma densa e sólida rede de ligações, académicas e na área da investigação, que sustentam esta vontade de oferecer a opção em Estudos Portugueses e Lusófonos no 1.º ciclo. Exemplo destas frutíferas relações de trabalho são o Encontro Internacional Lugares da Lusofonia, que Petar Petrov, enquanto membro da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), organizou na UAlg, em Janeiro último, sendo que o docente da UAlg é também responsável por trazer ao Algarve, em Julho de 2011, o 10.º Congresso da AIL, “o décimo congresso que a associação realiza em 30 anos, que vai decorrer no Campus de Gambelas durante uma semana completa e que trará a Portugal e ao Algarve mais de 500 participantes do mundo inteiro, não apenas oriundos do mundo lusófono”.
No que toca à oferta do espanhol no curso de LLC, Petar Petrov explica que “apostámos em oferecer dois ramos que incluem o Espanhol, combinado num caso com o Português e noutro com o Inglês, por estarmos em sintonia com as exigências do mercado de trabalho em Portugal, que regista uma forte procura de professores de Espanhol para o ensino básico e secundário, mas também tendo em conta o mercado global”.
O curso de LLC oferece igualmente os ramos de Português e Francês e de Inglês e Francês, “percursos mais tradicionais, em que a UAlg investe desde há vários anos, cuja importância é agora maior, no contexto da União Europeia, promotora activa de uma cada vez maior diversidade linguística numa Europa plurilingue”.
Globalização abre novas perspectivas aos licenciados em LLC
Serviços de cultura, de autarquias, embaixadas, fundações ou outras instituições ligadas à indústria cultural em geral, em Portugal e no estrangeiro, constituem possibilidades válidas em termos de saídas profissionais para as quais os licenciados em LLC estarão aptos a concorrer.
Mas constituem igualmente opções adequadas os serviços de concepção e gestão de recursos linguísticos (que envolvem funções de redacção, tradução, revisão e edição), os sectores da animação e da programação cultural e a administração pública, podendo também os licenciados em LLC optar pela carreira docente, no País e/ou no estrangeiro (mediante a realização de um 2.º ciclo) e/ou pela área da investigação.
Segundo Petar Petrov, “a licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas inscreve-se num projecto educativo de aprendizagem das línguas e culturas que pretende promover e fortalecer a aquisição de conhecimentos e competências, quer para o prosseguimento de estudos, quer para a inserção na vida profissional”.
O desenvolvimento do gosto e aptidão pelas línguas, literaturas e culturas, de modo a dotar os estudantes de competências sólidas nestas áreas do conhecimento, permitirá “uma melhor articulação entre a aprendizagem teórica nos campos tradicionais do saber e a aquisição de uma competência comunicativa e intercultural eficiente em diferentes contextos socioculturais e profissionais no país e/ou no estrangeiro”, reforça o responsável, sublinhando:
“A formação de licenciados habilitados para a investigação e/ou para a crítica das literaturas e culturas, ainda que sujeita a especializações posteriores, deve dotar o estudante de uma capacidade reflexiva e interventiva no âmbito do pensamento linguístico, literário e cultural.”
Português (18) é a prova de acesso exigida para aceder a este novo curso da UAlg em Línguas, Literaturas e Culturas.
Contacto:
Prof. Petar Petrov | ppetrov@ualg.pt
Saudações Académicas.
Fonte:Ualg
Sem comentários:
Enviar um comentário