
A Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve criou uma licenciatura em Desporto que proporciona um leque de saídas profissionais mais vasto do que a tradicional via ensino, além de incluir uma forte componente teórica e prática em desportos náuticos.
O objectivo do novo curso é responder aos actuais desafios e tendências dos mercados profissionais.
Assim, este curso de 1º ciclo destina-se a formar Técnicos Superiores de Desporto com vocação para intervir em diferentes sectores do sistema desportivo, fundamentalmente ao nível do treino desportivo, do lazer e turismo e do exercício e saúde.
Os desportos náuticos são a grande aposta do novo curso de 1º ciclo da UAlg, oferecido a partir do próximo ano lectivo, 2009/2010, pela ESEC.
Esta estratégia está alavancada no potencial natural do Algarve, procurando-se assim que o curso de Desporto da UAlg se afirme distintamente no panorama nacional.
De acordo com João Carvalho, coordenador do novo curso de 1º ciclo da UAlg, “a estrutura curricular da licenciatura em Desporto assenta numa sólida formação nas áreas básicas das Ciências do Desporto, suportada por uma forte componente prática ao nível das diferentes metodologias desportivas”.
Ao longo do curso, será valorizada a aquisição de competências ao nível das práticas desportivas náuticas, “tanto ao nível da formação académica de base, como ao nível da sua contextualização nos mercados profissionais”, beneficiando-se, assim, o facto de o Algarve, pelas suas características naturais, ser “um local privilegiado para formação na área dos desportos náuticos”.
Por via desta aposta estratégica, “procuramos também responder à tendência de procura de práticas e serviços desportivos por parte da população, em geral, e dos turistas que visitam o nosso País, em particular”.
A base de apoio já existe e tem vindo a ser solidamente trabalhada ao longo dos últimos anos, sendo constituída por parcerias que a UAlg mantém com várias organizações regionais ligadas à náutica desportiva, como o Centro Náutico da Praia de Faro, o Ginásio Clube Naval e o Clube de Surf de Faro, entre outras.
Saídas profissionais multiplicam-se em sector em crescimento
De acordo com os resultados de um estudo realizado pela Comissão Europeia sobre desporto e empregabilidade na União Europeia, o sector do desporto tornar-se-á um dos principais mercados de trabalho dos próximos 10 anos, assumindo uma preponderância cada vez maior no estilo de vida das sociedades contemporâneas.
João Carvalho sublinha que “a formação dada ao nível da gestão do desporto, bem como o valor atribuído no currículo à componente de estágio, conferem a este curso de Desporto uma dimensão claramente profissionalizante”.
“Este perfil científico”, acrescenta João Carvalho, “dá também a possibilidade ao licenciado de optar pela realização de cursos de pós-graduação, mestrados ou doutoramentos, já existentes em diversas instituições de ensino superior, dentro e fora do País”.
Os licenciados em Desporto que a ESEC vai formar a partir do próximo ano lectivo serão detentores de um perfil de competências que lhes permitirão intervir de uma forma autónoma e transversal no sistema desportivo.
Tendo em conta a crescente importância social e económica do desporto, são vários os sectores que ficarão ao alcance dos licenciados pela ESEC em Desporto, desde o sector autárquico ao federado, passando pelas áreas do treino desportivo, lazer e turismo e do exercício e saúde.
Aos novos Técnicos Superiores de Desporto será possível desempenhar uma vasta panóplia de funções em qualquer uma destas áreas, mais concretamente em organizações como clubes, ginásios, health clubs, entidades turísticas, parques naturais, centros de intervenção comunitária ou mesmo empresas privadas.
“Os licenciados em Desporto pela ESEC poderão intervir, fundamentalmente, ao nível do enquadramento técnico-pedagógico de práticas desportivas, avaliação e prescrição do exercício e da prática desportiva, e ainda no planeamento e gestão de projectos desportivos”, sublinha João Carvalho.
São condições de acesso a aprovação na prova específica de Biologia e Geologia, ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (Matemática A ou B), ou Português.
Saudações Académicas.
Fonte:B.O.
Sem comentários:
Enviar um comentário