
Encontram-me abertas as inscrições para o Bioblitz Portugal 2010, que se realiza em Alvor, a 4 e 5 de Setembro. Organizado pela Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), o evento é simultaneamente uma missão científica, um momento de consciencialização ambiental, uma actividade ao ar livre e um festival.
Conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, o Bioblitz é uma actividade que consiste na inventariação dos organismos vivos numa zona verde urbana, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente.
A base fundamental do Bioblitz 2010 é a inventariação continuada de todos os organismos vivos ao longo da Ria de Alvor. A inventariação decorre durante 24 horas, permitindo a identificação de organismos nocturnos e diurnos. Como tal, cada grupo de inventariação/identificação (mamíferos terrestres, insectos, morcegos, borboletas, aves, repteis, mamíferos marinhos, peixes, algas, crustáceos…etc) é acompanhado por especialistas nacionais de topo e é constituído por 15 participantes dos 16 aos 60 anos. O trabalho de equipa destes grupos é intensivo e segue um método científico específico.
Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas decorrem outras actividades (palestras, exposições, actividades experimentais) de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a importância ecológica de cada “grupo taxonómico” na conservação dos ecossistemas, integrando a utilização humana. Todas as actividades são realizadas numa linguagem acessível, e abertas ao público em geral, facilitando a compreensão e integração do cidadão comum no mundo científico.
No entanto, o Bioblitz pretende servir todos os interesses e idades. Em paralelo ao trabalho dos grupos de identificação, desenvolvem-se actividades (mais simples) para os restantes participantes com idades inferiores a 16 anos e ou superiores a 60 anos. Estas actividades compreendem a identificação de organismos, mas que não são contabilizados na contagem final de organismos identificados, e servem fundamentalmente para educar os participantes sobre a importância da biodiversidade. Não inclui uma componente científica, têm como objectivo aproximar o cidadão comum ao dia a dia dos investigadores.
Nas actividades paralelas aos grupos de identificação ocorrem diversos workshops, palestras, cinema, actividades ao ar livre. No total são cerca de 20 actividades paralelas e 20 grupos de identificação. Cerca de 80% das actividades são direccionadas ao público adolescente e adulto. Os restantes 20% são actividades simples e demonstrações que servem o público mais pequeno, que deve ser acompanhado por adultos.
As inscrições devem ser efectuadas em: www.bioblitzportugal.com