quarta-feira, junho 02, 2010

Ambição da AAUALG é agora partilhada pela UALG



O Magnífico Reitor da Universidade do Algarve assume apresentar o projecto de um Pavilhão Desportivo como candidato ao PIDDAC, depois de solicitado pelo Presidente da Direcção-Geral, Guilherme Portada, em Conselho de Gestão, na passada sexta-feira, 28 de Maio.

Depois de vários contactos junto do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor e diversas entidades com responsabilidade na área do desporto, das quais salientamos a Câmara Municipal de Faro, a Direcção-Geral da AAUALG, contribuiu assim para um primeiro passo que se pretende definitivo na concretização de um objectivo há muito assumido.

A Associação Académica da Universidade do Algarve ambiciona há alguns anos a construção de um pavilhão desportivo na Universidade do Algarve. Esta dispõe actualmente de 3 campos de jogos (Campus de Gambelas, Penha e Saúde) de dimensões reduzidas e de um ginásio. No entanto, estas infra-estruturas não apresentam as condições necessárias à prática desportiva. A Associação Académica é responsável pela promoção da prática desportiva na UALG e conta com cerca de 1.400 atletas nas mais diversas modalidades, abrangendo aproximadamente 15% da academia e parte da população de Faro. As condições físicas não permitem a evolução da oferta desportiva e coloca a Universidade do Algarve num patamar abaixo de muitas outras instituições de ensino superior, no panorama nacional. Grande parte das actividades da Associação Académica tem sido desenvolvida nos pavilhões municipais, situação que impõe limites à prática desportiva, devido à elevada taxa de ocupação.

A Reitoria finalmente considerou legítima a reivindicação da Associação Académica e partilha assim da sua preocupação quanto a este assunto. A prática desportiva regular assume um papel relevante na promoção de um estilo de vida saudável e no apoio ao desenvolvimento psíquico dos estudantes.

Consideramos agora que é possível acreditar que este “sonho” se torne, cada vez mais, uma realidade, capaz de proporcionar uma melhoria significativa da qualidade do desporto universitário a sul, bem como uma maior e melhor oferta junto de toda a comunidade farense.

Saudações Académicas.

Fonte: AAUAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário