quinta-feira, janeiro 14, 2010

UAlg dá os primeiros passos em e-learning na área do ambiente e desenvolvimento sustentável




Em parceria com a Université Bordeaux 1 (França) e com a Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), a UAlg está a ultimar a preparação de um módulo destinado a integrar a oferta da Université Virtuelle Environnement & Développement Durable (UVED ou Universidade Virtual para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), uma de sete universidades virtuais criadas até ao momento pelo governo francês, neste caso especificamente orientada para o estudo e investigação nas áreas do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

No futuro, e em resultado da participação da UAlg neste consórcio, os alunos da academia algarvia terão acesso livre aos cerca de 40 módulos produzidos por outras instituições no quadro da UVED e, paralelamente, a mais de 400 módulos oferecidos individualmente pelos mesmos membros, podendo assim valorizar os respectivos percursos académicos através da frequência de disciplinas de opção ou da realização de formação complementar passível de mais tarde ser creditada no suplemento ao diploma de estudos.

A subdirectora da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg, a Prof.ª Cristina Veiga-Pires, é igualmente membro do conselho de administração da UVED e ainda integra o grupo de trabalho para a internacionalização daquela universidade virtual francesa. A responsável explica que a adesão da UAlg à UVED em 2007 se deu com o objectivo de «fortalecer a política de desenvolvimento de tecnologias de informação e da comunicação», assumindo contornos muito importantes na medida em que «vem proporcionar aos estudante da UAlg, nas áreas relacionadas com o ambiente e com o desenvolvimento sustentável, um leque de novas opções de formação de elevada qualidade».

A UVED é uma das sete universidades numéricas temáticas existentes em França, sendo a única de entre este grupo de instituições de ensino superior que oferece um ensino transversal a várias áreas do saber. «A UVED tem presentemente 47 membros aderentes dos quais três campi virtuais, 23 universidades francesas, dez escolas superiores francesas, cinco organismos de investigação e três universidades estrangeiras, de entre as quais a UAlg», explica Cristina Veiga-Pires.

A adesão da UAlg à UVED aconteceu em 2007, momento em que a Prof.ª Maria João Bebianno, à data presidente do conselho directivo da então Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, recebeu com interesse a proposta de criar um módulo para integrar a oferta desta reputada universidade virtual francesa, que se prepara actualmente para receber, enquanto membros, empresas e organizações não-governamentais ligadas ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Química enquanto ferramenta para estudar sistemas ambientais

A actividade da UVED centra-se nos dois primeiros níveis de ensino superior, nomeadamente ao nível dos 1.º e 2.º ciclos, promovendo projectos interinstitucionais capazes de valorizar e promover os resultados da investigação nas áreas do ambiente e do desenvolvimento sustentável, sobretudo através de uma estreita colaboração com as entidades de investigação. «Assim, a UVED decidiu desenvolver recursos pedagógicos e de transferência tecnológica centrados nas competências necessárias à sociedade civil e industrial e, com este objectivo foram abertos vários concursos para desenvolvimento de módulos virtuais sobre ambiente e desenvolvimento sustentável», explica Cristina Veiga-Pires.

Segundo Maria João Bebianno, «em 2007 a UAlg apresentou uma proposta, logo aprovada, em parceria com a Université Bordeaux 1 (França) e com a Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá), para a criação de um módulo intitulado “Química uma ferramenta para o estudo dos sistemas ambientais”».

Na elaboração do referido módulo participaram quatro docentes franceses, dois canadianos e cinco docentes da FCT da UAlg, sendo que estes últimos intervieram, numa primeira fase, na elaboração de conteúdos relacionados com compartimentos ambientais, ciclos biogeoquímicos e ainda com métodos de análise ambiental e legislação do ambiente. Numa segunda fase os docentes da UAlg deram ainda o seu contributo na elaboração de estudos de caso sobre a transferência de poluentes no ambiente aquático.

«A participação da UAlg neste módulo permite-nos também ter acesso livre aos cerca de quarenta outros módulos produzidos por outras instituições no quadro da UVED e a mais de quatrocentos módulos oferecidos pelas instituições membros da UVED», sublinha Cristina Veiga-Pires.

Desta forma pretende-se que os alunos da UAlg possam utilizar os módulos da UVED nos seus percursos académicos, melhorando a sua aprendizagem numa língua estrangeira, quer através de disciplinas de opção, quer obtendo formação complementar que possa vir a ser creditada no suplemento ao seu diploma de estudos.

Segundo Maria João Bebianno, «esta iniciativa permitiu estabelecer forte ligação entre Portugal e França no âmbito do ensino universitário e esperamos que possa servir de exemplo para desenvolver, no futuro, uma experiência semelhante com universidades de língua portuguesa».

Neste momento os domínios de intervenção da UVED são vários, abrangendo temáticas que vão desde as ciências do planeta e do universo às alterações globais, passando pelos ecossistemas e biodiversidade, pela dinâmica dos ambientes naturais e pela gestão dos recursos naturais e dos resíduos. Outras linhas de estudo promovidas pela UVED são a gestão do território, a eco-concepção e eco-tecnologia e instituições, mas também a relação entre actores, sociedade e território, sendo o desenvolvimento sustentável abordado de uma forma transversal a todos os temas leccionados.

Para mais informação sobre a UVED consultar http://www.uved.fr/

Contactos:
Secretariado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg
289 800 953 | directorfct@ualg.pt | mlvicente@ualg.pt

Saudações Académicas.

Fonte: UAlg

Sem comentários:

Enviar um comentário