A Universidade do Algarve (UAlg) vai apostar forte na área do turismo, com ênfase para a internacionalização não só da oferta formativa, mas também da investigação e até das relações institucionais.
Na passada semana, a universidade apresentou a estratégia que tem para este sector, numa sessão em que o tema central foi a pós-graduação em Inovação Turística e Hospitalidade que será leccionada na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença.
A estratégia da UAlg para o turismo vai passar, em grande medida, pelo Centro de Investigação em Turismo e Lazer que foi criado e integrará investigadores de diversas unidades orgânicas da instituição.
Este centro de saber quer-se de projecção e influência internacional, o que levou a UAlg a apostar forte nesta fase de lançamento.
Apesar de já contar com muita massa crítica, no que a investigadores diz respeito, a universidade sentiu a necessidade de ter uma figura reconhecida a nível internacional para ajudar a criar as ligações com os centros de saber que estudam a área do turismo pelo mundo fora.
A aposta recaiu sobre Jafar Jafari, um dos fundadores da ciência do Turismo e da mais conceituada revista científica desta área, da qual foi o editor principal durante mais de duas décadas.
A colaboração do investigador norte-americano vai alargar-se ao doutoramento em Turismo e aos mestrados associados a esta área do saber disponibilizados pela Universidade do Algarve. Só na passada semana, foram aprovados dois novos cursos do 2º ciclo.
Esta estratégia será de longo prazo e passa ainda pela adesão da UAlg à Organização Mundial de Turismo.
A ideia é, por um lado, conseguir a certificação desta entidade para os cursos da universidade e, por outro, entrar no conselho científico da organização, o que dará voz à UAlg na definição da estratégia internacional do sector.
Saudações Académicas.
Fonte: B.O.

Sem comentários:
Enviar um comentário